Tema 1

Defina o tema central da história

O tema é a experiência humana particular que você deseja explorar ao escrever sua história. Essa experiência está relacionada ao conflito do protagonista, ou seja, ao significado pessoal que o personagem dá para a mudança introduzida em sua vida no ponto de virada.

A palavra-chave nessa definição sobre tema é “particular”. Justiça, amor, guerra, esperança e quaisquer outras palavras genéricas como essas não são consideradas temas porque não são específicas o suficiente e, portanto, não ajudam você a desenvolver sua ideia.

Digamos que sua história é sobre um personagem cujo irmão foi assassinado. Esta situação permite que você explore diferentes temas, dependendo da experiência humana particular que a história vai explorar.

Por exemplo, o foco pode estar no plano do protagonista de vingar a morte do irmão, um possível tema é “Quais os riscos de se fazer justiça com as próprias mãos?” Outra opção é a história focar no psicológico do protagonista e explicar o tema “Quais os pensamentos, emoções e comportamentos que a morte repentina e brutal de um familiar evoca?”

 

Articulei os exemplos em forma de questionamentos intencionalmente porque o tema de uma história serve como referência para você tomar decisões sobre o que vai acontecer ao longo do enredo e que aspectos do protagonista você deve desenvolver em mais profundidade.

 

Se o tema é sobre os riscos de se fazer justiça com as próprias mãos, focar o enredo na briga do protagonista com seus familiares para receber sua parte da herança pode diminuir o impacto da história.

Em uma história onde o tema é o impacto da morte repentina e brutal de um familiar, focar em desenvolver o lado calmo e equilibrado do protagonista possivelmente vai dificultar o desenvolvimento de um conflito interno do personagem.

Para articular o tema de história focadas em conflitos externos, pense na experiência do protagonista a partir desta pergunta: Quais os riscos de se executar certo plano para se alcançar certo objetivo? O enredo desse tipo de narrativa cria situações que TESTAM as habilidades do protagonista para evitar esses riscos. 

Para articular o tema de história focadas em conflitos internos, pense na experiência do protagonista a partir desta pergunta: Quais os pensamentos, emoções e comportamentos que certa situação/experiência evoca? Essen tipo de narrativa foca em REVELAR diferentes dimensões do protagonista.

Se a sua história vai trabalhar tanto conflitos externos quanto internos, considere as duas perguntas acima. Cada ideia tem certas particularidades que talvez exijam que você adapte o formato dessas perguntas.

Não se esqueça que sua história não precisa se encaixar em nenhum dos conceitos apresentados até aqui. A função de toda teoria é simplesmente ajudar você a ganhar perspectiva sobre sua ideia.